Gatos devem usar coleiras com guizos? 6


Share

Para todos, a imagem de um gato com um sino ou guizo na coleira, é quase natural. Embora por muitos anos, este acessório foi visto como algo legal, útil ou divertido, há um movimento com bons argumentos, contra a se colocar este barulho no pescoço do seu gato.

Se você não sabe, a ideia do sino no pescoço do gato é antiga e está numa fábula de Esopo:

WhoBellCats1_500Olha o sino ali no pescoço!

A ASSEMBLEIA DOS RATOS – Fábula de Esopo
Era uma vez uma colônia de ratos, que viviam com medo de um gato. Resolveram fazer uma assembleia para encontrar um jeito de acabar com aquele transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim, um jovem e esperto rato deu uma excelente ideia:
-Vamos pendurar uma sineta no pescoço do gato e, assim, sempre que ele estiver por perto ouviremos a sineta tocar e poderemos fugir correndo.
Todos bateram palmas; o problema estava resolvido. Vendo aquilo, um velho rato disse:
– O plano é inteligente e muito bom. Só falta uma coisa: quem vai pendurar a sineta no pescoço do gato?
Moral da história: Falar é fácil, fazer é difícil.

Sempre vejo muitos peludos com este tipo de coleira. E eu desafio você a ir agora em uma pet shop e encontrar coleiras que não possuam um guizo penduradas nelas. Existe sim, mas em muitos lugares é uma missão praticamente impossível. A grande maioria das marcas já comercializam com o acessório como se fosse obrigatório o gato andar por aí com esse negócio barulhento.

Existem diversos modelos no mercado, de todos os tamanhos e formas possíveis.

Clique sobre a imagem para ver a galeria em tamanho ampliado

 

Você já parou pra pensar se ele deve usar ou não o guizo? Neste post quero explicar a visão que tenho sobre gatos usarem sinos na coleira, e porque, ao contrário do que você possa pensar, não acho uma ideia tão boa ele usar o guizo.

 

  • Em primeiro lugar, o principal motivo, é o barulho. E não apenas porque ele é repetitivo e chato, mas porque é prejudicial para a saúde do seu gato. O sino está muito perto dos ouvidos e, a longo prazo, este poderoso e constante ruído, pode prejudicar a audição afiada do seu gato.

 

  • som do guizo pode alterar o humor do seu gato. É meio óbvio pensar que ter uma sineta constante e perpétua no seu ouvido também te deixaria irritado, nervoso ou frustrado. Mas muitos donos não fazem esta associação. Gatos são silenciosos por natureza, movem-se habilmente e sem fazer barulho. Eles possuem esta imagem de relaxamento. Com um sino, você está forçando seu animal a ser exatamente tudo aquilo que ele não é e pode está levando ele ao limite, deixando-o constantemente estressado.

 

  • Muitos se machucam, principalmente a mandíbula inferior, tentando tirá-lo, ou mesmo morder-lo para parar o barulho. É possível que o seu gato tenha crescido e acostumado a isso, mas não é nada natural para ele carregar este barulho no pescoço.

 

  • As razões de quem defende em se colocar um sino em um gato incluem que o bichano irá pegar menos animais selvagens, já que o som do guizo avisa aos animais da proximidade do gato. No entanto, estudos realizados já mostram que nossos gatos conseguem caçar até mesmo com um guizo, aprendendo o tempo certo e a maneira de se mover sem que o guizo faça barulho.

Pesquisas apontam que aves e outros animais selvagens ficam cientes da presença de um gato não pelo barulho do sino, mas por causa da visão física, por isso, um sino não faz diferença neste sentido. Mais um motivo que faz do guizo um acessório inútil. Uma solução melhor para manter os pássaros vivos e gatos menos irritados é o uso de coleiras chamativas (sem o bendito barulho!) de cores brilhantes. Elas se destacam na paisagem e alertam os pássaros do perigo de maneira eficiente.

 

  • Se você usa o guizo para saber onde o gato está pela casa, pode treiná-lo a atender seu chamado com petiscos. Agite a embalagem, produzindo um som alto. Espere que o gato venha e depois dê-lhe um petisco. Volte a repetir este procedimento várias vezes pela semana e em poucos dias ele vai aprender que o som que ouve é a chave para ganhar um petisco do humano escravo! 😛 Aqui em casa este é o som dos anjos para as meninas quando estão escondidas em algum lugar e eu não as encontro. Aparecem em meio segundo.

Se apesar de tudo isso, você ainda acha certo colocar um guizo no seu gato, tente não deixá-lo o dia todo, ou pelo menos, comprar um bem pequeno. Coleiras servem a muitos propósitos e não só a estética. A identificação do seu animal é importante, e existem modelos que podem ter os guizos retirados manualmente, com materiais mais elásticos e um fecho que se abre facilmente, para ajudar o gato a se desprender de algum lugar caso ocorra um acidente.

Enfim, espero que tenha ajudado você a decidir sobre o uso o guizo na coleira do seu gato. Acima de tudo, coloque-se na posição do seu pequeno amigo peludo. Só porque ele parece engraçado ou bonito com um sino, não significa que você deve dar um passo adiante e prejudicar a audição do seu gato ou a paz dele. Deixe os sinos e guizos para os brinquedos!

 

 

 

informe rodapé lugardegato

 


Deixe uma resposta

6 pensamentos em “Gatos devem usar coleiras com guizos?