Meu gato não consegue fazer xixi 3


Share

A doença do trato urinário inferior felino, ou síndrome urológica felina (SUF), como também é conhecida, é uma enfermidade que afeta a bexiga e a uretra dos gatos, fazendo com que tenham dificuldade ou simplesmente não consigam urinar. É uma doença bastante comum no atendimento clínico veterinário, porém ainda é pouco compreendida pela medicina veterinária.

Meu gato não consegue fazer xixiMuitas causas são possíveis

Existem muitos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como a genética; predisposição racial ( gatos Siameses e sem raça definida são os principais afetados); sexual (possui maior incidência nos machos); idade (adultos entre 2 e 7 anos). distúrbios metabólicos em que o fígado não consegue processar o alimento e os rins formam cristais (resíduos) que se acumulam na bexiga; deficiência nutricional como em animais que só se alimentam de carne e não consomem ração, resultando em um aumento de proteínas no sangue; distúrbios inflamatórios como infecção de urina, útero, etc.; traumatismos causados pelos próprios cristais na uretra ou acidentes como quedas ou atropelamentos em que a região de abdome é afetada, alterando a anatomia da uretra ou bexiga; estresse ou mudança no ambiente; mudanças repentinas na caixa de areia; água inadequada, ou seja, que não é trocada ou é oferecida suja (gatos são seletivos com água e na maioria dos casos preferem água corrente); doença que não se sabe a causa; anormalidades anatômicas como compreensão de uretra ou deformidade da bexiga; neoplasias, entre muitos outros.

Sinais de que há algo errado

Se seu gatinho apresenta dificuldade ou realmente não consegue urinar ou ainda grita nesse momento há indícios de que algo está errado. Outros sintomas relacionados a seu comportamento no uso da caixa de areia são: tentativas frequentes de urinar com volume de urina reduzido; não sair da caixa de areia. ficar sempre por lá; apresentar urina com sangue ou coloração avermelhada e urinar fora da caixa de areia. Alguns animais ainda podem apresentar apatia, dor na palpação do abdome, vômitos, falta de apetite e febre. No entanto, a cistite sem causa conhecida e as obstruções uretrais são, sem dúvida, a maioria dos casos em minha clínica.

Meu gato não consegue fazer xixiManifestação da doença

Os tipos mais frequentes de doença do trato urinário em gatos causam uma condição inflamatória na bexiga (cistite) e na uretra (uretrite), assim como a formação de cristais ou cálculos na urina. O gato tem dor e dificuldade de urinar porque a bexiga está comprometida ou o canal que leva a urina da bexiga ao exterior (uretra) possui uma condição anormal (cristais, estreitamento, fechamento, etc.) deixando o animal doente.

 

Possíveis tratamentos

Os gatos portadores da doença devem ser examinados o quanto antes e, uma vez determinadas a causa e localização do problema, o método de tratamento é escolhido pelo veterinário. Se o felino estiver em condição clínica boa e ainda estiver urinando, com certeza o tratamento será de ordem medicamentosa com acompanhamento clínico. Mas se o gato estiver com o canal obstruído, deverá entrar em procedimento com sedação e/ou anestesia para a tentativa de sondagem uretral e desobstrução.

Casos mais complexos em que a sondagem não é possível, o animal pode ter que passar por cirurgia para abertura da bexiga, com ou sem abertura da uretra. Em casos muito graves ou redicivantes pode até ser necessária a retirada do pênis do gato por meio de cirurgia, mas tal técnica é usada em último caso devido ao risco do procedimento e complicações pós-operatórias, como infecções, rejeição de pontos, fechamento ou estreitamento cicatricial da região operada, mas vale ressaltar que o felino vive normalmente sem o pênis e não sofre nenhum tipo de incômodo, como incontinência urinária ou retenção de urina, e por isso não se faz necessário o uso de sondas, e o paciente tem uma vida normal como qualquer outro gato.

Geralmente os animais respondem bem ao tratamento quando não chegam totalmente obstruídos, mas a doença pode ser fatal em felinos que tenham obstrução e que o proprietário tenha demorado para perceber o problema.

Infelizmente. de 35 a 50% dos gatos, independente da terapia e da recuperação, apresentam uma ou mais recaídas, principalmente nos seis primeiros meses após o episódio. Por volta de 70% dos bichanos afetados têm pelo menos uma recaída durante a vida, e existem alguns que têm recorrências frequentes e necessitam de observação e tratamento contínuo.

♣Por Luciano Ferraz Neto, Médico veterinário
Pulo do Gato, 87


Deixe uma resposta

3 pensamentos em “Meu gato não consegue fazer xixi

  • Amanda L

    Já perdi por conta de problemas urinários. É preciso ficar bastante atentô ao comportamento e a ração. Faça um post sobre como escolher a melhor ração acho que vai ser bem útil

  • Gilda

    Mas num tem um medicamento que eu pssa dar oral pra ele?
    Eu nao tenho condições de levá lo no veterinário, pos é muito caro, e o meu gatinho ta há três dias sem fazer xixi, tou dando antibiótico a ele mas nao ta resolvendo e eu tou muito triste em vê lo sofrendo. Por favor me ajude, eu imploro.

    • Carol Autor do post

      Gilda, seu gatinho vai provavelmente precisar de uma intervenção que só um veterinário pode fazer. Você dando antibióticos e o gato sem urinar com o canal bloqueado, não está ajudando, essa urina precisa ser expelida. Eu entendo seu desespero, mas realmente se seu bichinho está há 3 dias sofrendo, você já deveria ter corrido para um veterinário! Boa sorte e espero que estejam bem!